A bateria automotiva tem um eletrodo positivo que é feito de dióxido de chumbo e o eletrodo negativo que é feito de chumbo poroso. Quando uma carga elétrica é conectada através da bateria, uma corrente flui através do eletrólito na bateria através da carga externa. Isso faz com que a bateria descarregue, o que resulta na composição química de ambos eletrodos mudando para o sulfato de chumbo.
Uma bateria pode ser carregada colocando uma corrente através da bateria de uma fonte externa de eletricidade, como um alternador, dínamo ou unidade de carregamento. Isso converte o sulfato de chumbo de volta ao dióxido de chumbo e o chumbo poroso. A medida que a bateria se torna carregada, a eletricidade começa a decompor (hidrolisar) a água no eletrólito em seus elementos contribuintes de hidrogênio e oxigênio, que são liberados como gás. É por isso que uma bateria “gasta” água quando é carregada.
As baterias automotivas têm como função de armazenar energia sob forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo precisar. As baterias servem para dar a partida no veículo, proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o automóvel estiver desligado.
Elas também fazem os desembaçadores de vidro, porta malas, ar condicionado, sistema multimídia com GPS, sensores de estacionamento, aquecimento dos bancos e teto solar funcionarem, além de aquecerem os bancos e fazerem o ajuste elétrico dos espelhos retrovisores. As baterias automotivas também ajudam no sistema de apoio à condução do automóvel como:
. Freio abs;
. Sistema do programa de estabilidade eletrônico;
. Direção com assistência elétrica;
. Luzes de freio;
. Sistema eletrônico para controle de injeção.